A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE

Date:

É impossível negligenciar a importância da atividade física na terceira idade, afinal ela é útil para todas as pessoas, independentemente do nível social, do histórico de doenças, se visita uma clínica popular ou se vai para as melhores clínicas do país, existem poucas coisas que têm um alcance tão amplo assim, mas as atividades físicas na terceira idade são alguns dos melhores exemplos disso.

Atualmente, a OMS recomenda a todos que façam ao redor de 300 minutos de atividade física por semana. Isso é o equivalente a uma hora de atividade física de segunda a sexta. É claro que nem todo mundo deve fazer no mesmo ritmo (quem é da terceira idade irá em um ritmo compreensivelmente menor) e nem sempre isso inclui uma sessão de academia de uma hora, até porque, limpar a casa e fazer tarefas domésticas já contam como exercício. Seja como for, é essencial conhecer a importância da atividade física na terceira idade, então se você quer saber mais sobre o assunto é só seguir a leitura abaixo!

A importância da atividade física na terceira idade em 5 pontos

1. Benefícios na prevenção de doenças

Um dos principais motivos para praticar a atividade física na terceira idade é a prevenção de doenças que possam surgir pelo corpo, isso porque, os exercícios físicos estão intimamente ligados à prevenção de uma série de doenças, todas elas afetando as pessoas na terceira idade. Por exemplo, as doenças cardiovasculares são a causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo. 

Agora, a prática de exercícios aeróbicos, que fortalecem a respiração e o sistema cardiovascular, está intimamente ligada à prevenção dessa doença. O mesmo vale para questões de peso, já que a prática de exercícios físicos ajuda no emagrecimento, o que previne outros problemas, alguns até mesmo ligados à situação cardiovascular. Além disso, não podemos esquecer de mencionar as doenças mentais e intelectuais, como o Mal de Alzheimer e a depressão. Isso porque, a prática de exercícios físicos também ajuda a preveni-las ao soltar hormônios de prazer no corpo e ao estimular a percepção espacial, pensamento lógico e estratégico.

2. Maior qualidade de vida

Além de ajudar a prevenir doenças, a atividade física na terceira idade ajuda também a melhorar a qualidade de vida das pessoas, isso é essencial para quem quer se aposentar sem se tornar uma pessoa inativa.

Praticar exercícios físicos ajuda a pessoa a manter uma mente afiada e focada em objetivos. Ela deixa de ser alguém que “só parou” e passa a ser alguém em uma nova fase da vida, com muitas possibilidades a explorar. A prática de exercícios físicos também ajuda na socialização das pessoas, basta conhecer, por exemplo, a história da ilha no Japão onde há muita longevidade. 

Um dos segredos para tanta gente vivendo mais de 100 anos são as sessões de exercício físico em que todos se juntam para conversar, socializar e, claro, se exercitar. No geral, os exercícios físicos ajudam com melhor disposição e humor, além de melhores condições para viver.

3. Entenda como começar

Dito tudo isso, não dá para uma pessoa da terceira idade simplesmente chegar um dia e correr uma maratona. , éÉ necessário aprender como começar a praticar exercícios nessa idade para não ter problemas. Por isso, o primeiro passo, claro, é ir a um médico para fazer um check-up de saúde, isso ajudará a identificar fatores de risco que devem ser levados em conta na hora de planejar uma rotina de exercícios físicos.

Em seguida, é vital que o idoso tenha o auxílio de um profissional de educação física, para poder passar uma rotina de exercícios que seja amigável para um iniciante e comece a criar elementos de desafio que sejam engajantes. E é claro, comece devagar e aos poucos pois seu corpo não esta acostumado aos exercícios.

4. Complemente as atividades com alimentação adequada

Não adianta correr 50 quilômetros, chegar em casa e se alimentar de maneira inadequada. A alimentação é um complemento para a atividade física e deve ser pensada também sob filtro da saúde. Portanto, uma pessoa na terceira idade deve comer na quantidade adequada e com os nutrientes indicados para fortalecer seus músculos, garantir energia e os nutrientes básicos para um organismo mais saudável. 

5. Tenha acompanhamento profissional

Por fim, vale reforçar a importância do acompanhamento profissional mesmo durante a prática das atividades físicas. Afinal, existem muitos movimentos que podem prejudicar os músculos quando feitos errado. O personal trainer, por exemplo, pode ajudar o idoso a ter a técnica certa para não errar.

Pronto! Agora que a importância da atividade física na terceira idade já ficou comprovada, é hora de começar a planejar uma maneira de colocar as dicas em prática e começar a se exercitar dentro dos padrões de recomendação.

Uma nova opção em Volta Redonda

Para você morador de Volta Redonda, será inaugurada na próxima segunda, 16 de maio, a mais nova unidade da ProQuality Premium na região, a outra esta localizada na cidade vizinha de Resende. A unidade vai oferecer aos seu usuários um maravilhoso espaço com profissionais altamente qualificados e várias opções para você escolher aquela que melhor se adapta a sua necessidade.

A academia vai contar com musculação, yoga, fitdance, spinning, jump, muay thai, box, judô e muitas outras opções. A ProQuality Premium VR possui uma belíssima piscina aquecida e isenta de cloro. Na piscina a ProQuality oferecerá natação para todas as idade, desde bebês até treinamento adulto além, é claro, de aulas de hidroginástica em diversos horários para você manter sua saúde em dia.

Se você ficou interessado entre em contato através do WhatssApp (24)998650226.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share post:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Messias prevê um duelo de dois gigantes no clássico entre Santos e Palmeiras

Contratado no início do ano, o zagueiro Messias fará...

Neymar marca, mas Paris Saint-Germain empata com Reims

Neste domingo, o Paris Saint-Germain recebeu o Reims e...

CBF divulga áudio do VAR em gol polêmico na Supercopa

Neste sábado, o Palmeiras venceu o Flamengo na decisão...

Iñaki Williams fica fora de jogo do Athletic e interrompe sequência recorde de jogos no Espanhol

O atacante ganês Iñaki Williams perdeu seu primeiro jogo...