China manifesta apoio à integração da América Latina na cúpula da Celac

Date:

O ditador da China, Xi Jinping, manifestou em mensagem gravada e divulgada na terça-feira (24) o apoio de seu país à integração regional da América Latina e do Caribe, no âmbito da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), realizada em Buenos Aires.

“A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações com a Celac e a considera um parceiro importante para consolidar a unidade entre os países em desenvolvimento e promover a cooperação Sul-Sul”, disse o líder chinês em uma mensagem assistida pelos representantes dos 33 países membros do bloco.

Durante seu discurso, Xi afirmou que a China tem trabalhado ativamente com a região para promover uma “nova era” de relações entre os dois lados, caracterizada pela “igualdade, benefício mútuo, inovação, abertura e o bem-estar do povo”.

“Um número crescente de países da América Latina e do Caribe (ALC) vem estabelecendo ou restabelecendo relações diplomáticas com a China e trabalhando lado a lado com a China na construção da comunidade de futuro compartilhado China-ALC”, declarou.

O mandatário chinês também saudou a “construção conjunta” da chamada Nova Rota da Seda, o plano multimilionário de infraestrutura global e investimentos promovido por Pequim desde 2013, bem como a participação da região na Iniciativa de Desenvolvimento Global e na Iniciativa de Segurança Global, ambas promovidas pelo gigante asiático.

Xi Jinping enfatizou que os países da América Latina e do Caribe “formam uma parte importante do mundo em desenvolvimento” e são “participantes ativos e contribuintes da governança global”, algo necessário em um mundo que entrou em um “novo período de turbulência e transformação”.

“Estamos prontos para continuar a ser solidários com os países da região e avançar com as mãos fechadas, reforçando os valores humanos comuns de paz, desenvolvimento, igualdade, justiça, democracia e liberdade, promovendo a paz e o desenvolvimento global”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share post:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Neymar marca, mas Paris Saint-Germain empata com Reims

Neste domingo, o Paris Saint-Germain recebeu o Reims e...

CBF divulga áudio do VAR em gol polêmico na Supercopa

Neste sábado, o Palmeiras venceu o Flamengo na decisão...

Iñaki Williams fica fora de jogo do Athletic e interrompe sequência recorde de jogos no Espanhol

O atacante ganês Iñaki Williams perdeu seu primeiro jogo...

​​​​​​​Supercopa do Brasil deixa lição para o Flamengo: é preciso melhorar o sistema defensivo

O Flamengo não passou pelo primeiro grande teste da...