Países da Otan enviarão mais tanques à Ucrânia; 31 são Abrams dos EUA

Date:

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Tanques modelo Abrams fazem exercício de treinamento na Letônia, 2017.| Foto: Bigstock/fotorobs

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta quarta-feira que o fornecimento de tanques modernos à Ucrânia anunciado por Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido pode “fazer uma diferença significativa” na guerra com a Rússia.

Os EUA anunciaram que vão enviar 31 tanques Abrams para a Ucrânia e imediatamente começarão a treinar soldados ucranianos em seu uso e manutenção em um terceiro país. Os tanques levarão “meses” para chegar à Ucrânia e serão acompanhados por veículos de recuperação blindados chamados M88s para apoiá-los, disse um alto funcionário americano a jornalistas.

De acordo com a fonte, o governo do presidente Joe Biden decidiu enviar exatamente 31 tanques de batalha de Abrams para a Ucrânia porque esse número equivale a um batalhão de tanques nas Forças Armadas ucranianas. Embora os tanques demorem algum tempo para chegar, os EUA começarão imediatamente a treinar os militares ucranianos para que aprendam como operar esses veículos “complexos” e mantê-los ao longo do tempo. O país sede do treinamento não foi revelado pelo EUA. Biden deve oficializar o anúncio em um discurso na Casa Branca.

“Saúdo calorosamente a liderança do presidente Joe Biden e dos Estados Unidos no fornecimento de tanques Abrams para a Ucrânia”, disse Stoltenberg em uma mensagem em seu perfil oficial no Twitter.

A Alemanha também anunciou nesta quarta que enviará 14 tanques “Leopard 2 A6”, e outros países como Espanha, Polônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Holanda e Portugal manifestaram a intenção de fazer o mesmo. Por sua vez, o Reino Unido vai repasssar 14 tanques Challenger 2 para a Ucrânia.

Após o anúncio da Alemanha, Stoltenberg disse que, “em um momento crítico na guerra da Rússia”, os Leopard “podem ajudar a Ucrânia a se defender, vencer e prevalecer como nação independente”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Share post:

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

CBF divulga áudio do VAR em gol polêmico na Supercopa

Neste sábado, o Palmeiras venceu o Flamengo na decisão...

Iñaki Williams fica fora de jogo do Athletic e interrompe sequência recorde de jogos no Espanhol

O atacante ganês Iñaki Williams perdeu seu primeiro jogo...

​​​​​​​Supercopa do Brasil deixa lição para o Flamengo: é preciso melhorar o sistema defensivo

O Flamengo não passou pelo primeiro grande teste da...

Primeiro-ministro britânico demite presidente do Partido Conservador

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, demitiu o...